Make your own free website on Tripod.com



World Adventure Grupo Ecológico e Aventuras
Trekking

T R E K K I N G

O nome soa como algo complicado, mas o Trekking é uma modalidade esportiva relativamente fácil de se praticar. O Trekking nada mais é que uma caminhada das mais prazerosa que as normais pois tem como destino belas paisagens naturais.

Este é um dos esportes de natureza mais praticados no Brasil pois não exige uma infinidade de equipamentos, nem práticas especiais, exige sim em primeiro lugar respeito a natureza e depois aos próprios limites.

Trekking

História

A palavra tem sua origem na África no século XIX, onde os primeiro trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul a usavam amplamente. O verbo trekken significava migrar com sofrimento e resistência física, pois na época a única forma de se locomover de um ponto a outro era caminhando. Mais tarde a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelo exploradores em direção ao interior do continente.
Atualmente utilizamos a palavra também em português, e significa caminhadas em trilhas naturais com vários níveis de dificuldades, buscando sempre conhecer lugares interessantes para se conhecer e a integração com a natureza.
O trekking passou a ser uma atividade esportiva e cresce vertiginosamente no mundo em número de adeptos.

trekking02.jpg

Modalidades de trekking

TREKKING INDEPENDENTE

Se você gosta de viajar sozinho, você que organiza, planeja a rota, escolhe o equipamento, compra as provisões, estuda o clima. Além disto, a viagem é mais econômica e flexível em datas e caminhadas fora do roteiro pré-determinado. Esta é a melhor forma de viajar.

TREKKING ORGANIZADO

Esta modalidade é para aventureiros que estão iniciando na prática do esporte e desejam se aventurar em lugares de difícil acesso e ou desconhecidos, passando a responsabilidade da organização e infraestrutura para guias locais ou empresas especializadas. Neste caso, é necessário obter o máximo possível de informações sobre a empresa que está por traz e quais os serviços incluídos no preço anteriormente estabelecido.

TREKKING ASSISTIDO

É um estágio intermediário entre os dois anteriores. Nesse caso, você mesmo, ao chegar no local a ser visitado, escolherá e contratará os carregadores, guias, comprará os mantimentos e demais equipamentos coletivos. Este tipo de viagem possibilita uma maior interação com os nativos, além de contribuir para a economia local.

trekking03.jpg

Dicas para seu Trekking

1--- ROUPAS: Existe uma infinidade de roupas para a prática do esporte mas é importante saber para que exatamente se quer utilizar determinada vestimenta, e seguir algumas normas:
Anorak: É um agasalho fechado, sem zíper ou abotoadura. Normalmente feito de náilon, serve apenas para evitar o vento.Parka: É um agasalho mais longo, aberto, normalmente com zíper ou abotoadura frontal. Serve para manter o corpo aquecido.Japona: Também é um agasalho aberto na frente, servindo para manter o corpo aquecido. Difere da parka por ser mais curta.Shell Gear: Abrigo à prova d'água e vento, além de transpirável, com costuras seladas.

2---PERCURSO: Conheça bem o percurso, se for primeira vez que faz a caminhada procure alguém que já a fez ou até mesmo contrate um guia.

3---AUTO SUFICIENCIA: Tenha em mente que durante um trekking você e seu grupo estarão sozinhos. Seja auto-suficiente, não dependa de ninguém.

4--- ACIDENTES: Com animais ou qualquer outro tipo não são comuns mas podem acontecer, saiba sempre onde ser socorridos em caso de emergência.

5--- MOCHILA: Não é um mero acessório, tenha sempre alimentação, roupas secas, lanterna, estojo de primeiros socorros para alguma eventualidade.

6--- CALÇADOS: Importantíssimo, use sempre um calçado confortável e que seja antiderrapante. Nunca utilize um calçado ( bota, tênis ) novo na caminhada, uma bolha no pé pode complicar sua caminhada.

7--- BOM SENSO: Tenha sempre em mente que a qualquer momento do percurso poderá haver a necessidade de retorno. Se chover pode haver perigo de deslizamento, ou mesmo problemas com raios. Retorne ao ponto inicial, é mais seguro.

8--- TEMPO: Calcule o tempo da caminhada. Comece cedo, é complicado andar na mata ou no leito de rios ao anoitecer.

9--- CAMINHADA NOTURNA: Leve equipamentos para sua segurança, lanternas, pilhas sobressalentes, alimentação quente e roupas adequadas para o frio...

10---COMPETIÇÃO: Lembre-se, no grupo as pessoas caminham com velocidades diferentes. Não faça competição entre os integrantes. Tente mantê-los unidos, com um velocidade de caminhada média.

Home

Sobre nós | Contate-nos | Educação Ambiental | Curiosidades | Rapel | Espeleologia | Canyoning | Tiroleza | Escalada | Trekking | Dicas | Andradas - MG


O Trekking é um ótimo exercício para quem quer emagrecer e modelar o corpo, porque consome excesso de gordura. As subidas e descidas melhoram a capacidade cardiorespiratória, dão forma e resistência musculares, principalmente nas pernas e no abdômen. Aprimora a concentração, o tempo de reação, os reflexos, a noção espaço/tempo, o equilíbrio e a agilidade. Previne dores de cabeça e melhora o funcionamento do sistema digestivo e do urinário. Equilibro os níveis hormonais, principalmente em mulheres. Previne-se a osteoporose, pois solicita a musculatura, obrigando os ossos a terem uma resistência maior, regula e auxilia a absorção do cálcio ingerido através de alimentos e bebidas.

Gasto Calórico: Depende do percurso e do ritmo da caminhada. Nas subidas o consumo de energia é bem alto: cerca de 500 kcal/h. No plano , pode cair para 150 kcal/h. em ritmo moderado, a media de calorias gastas em um trajeto variado que inclua subidas, descidas e planos oscila de 280 a 350 kcal/h.

Cuidados: Conhecer previamente a trilha ou levar um guia. Ter sempre a mão material de emergência e sobrevivência. Hidratar o corpo bebendo líquidos. Proteger-se do sol com filtro solar ou chapéu. Fazer exercícios de aquecimento antes de iniciar a caminhada.