Make your own free website on Tripod.com

Home

A Trilha | Fotos de Trilha
Trilha Toca da Ventania
A Trilha

Começa na fazenda do proprietário, onde pegamos uma pequena estrada de carreador de café e que dá no alto da serra ao lado de uma enorme rocha que se destaca em meio a paisagem, a rocha se chama Pedra Colada. Fazemos uma Parada, pois a subida é íngreme e também para apreciarmos a vista, a partir daí nos embrenhamos na mata fechada até a entrada da caverna que recebe o nome de buraco da ventania pois a caverna possui varias entradas e por isso sempre da pra sentir uma brisa fria rosando nossos rostos. O nome da caverna foi dado pelos moradores do local, que apesar da beleza do local, poucos realmente se aventuraram no interior do buraco.

Durante o passeio no interior da caverna podemos observar que sua formação se deve a dois fatores bem visíveis, ao deslizamento de rochas na sua parte superior e ao desgaste do basalto provocado pela água na sua parte inferior. A Caverna é constituída por várias galerias, algumas na parte superior é possível fazer escalada em suas paredes para sair por um dos buracos no teto, outras mais abaixo encontramos uma nascente que esculpiu as galerias inferiores pela quais da para engatinhar entrando mais e mais na rocha. Em algumas galerias encontramos pequenas formações que chamamos de espelotemas que um dia poderão vir a ser estalaquetites. Para encerrar a trilha ainda temos a pedra da tartaruga para visitarmos, uma pedra que lembra o animal.



Considerações Finais: Toda caverna, sempre a moradores, como os morcegos, que dormem e fazem as fezes por ali mesmo, essas fezes a de se tomar muito cuidado, pois à uma bactéria que causa mal estar e febre, por isso evite de tocar nas fezes e levar as mãos nas vias respiratórias (nariz e boca).