Make your own free website on Tripod.com
Trilhas do Sauás

Distncia de 10 km da cidade 70 Nordeste.

Bairro do Oleo

Ribeiro do Oleo/Serra do Gaviao.

Proprietrios: Tom e Maria Ins

Um gatinho; Tamanho real=240 pixels de largura

Cachoeira do Sauás

Duração

Duração: Trilha de 3:30 hs.

Geologia: Rochas basálticas. No local podemos encontrar pedras como o cascalho, ardósia, pedra sabão, pedra ferro. O local é parte da Serra do Caracol e está localizado no Bairro do Óleo.

Vegetação: Mata virgem de vegetação araucária, onde encontramos várias arvores típicas da nossa região, tais como a Pereira, Pau dalho, Timbó e Paineiras e é claro a madeira que da nome ao bairro do Òleo.
Quanto às plantas encontramos, carqueja (chá p/emagrecer), arranha gato, capim gordura e samambaias.

Animais: Capivaras, macacos (sauás,sagüi), Tucanos pássaros diversos, lagartas, borboletas (todas as cores), taturanas, aranhas silvestres e morcegos.

A trilha: Começa dentro da Pousada dos Sauás, onde somos recebidos amistosamente por seus proprietários. Fazemos um passeio por toda a pousada, conhecendo os chalés, os lagos, a piscina e os quiosques, depois disto, conduzimos o grupo para a Cachoeira dos Sauás, um verdadeiro recanto de borboletas um lugar para se meditar e curtir a verdadeira essência da natureza, a partir daí nos embrenhamos na mata fechada e vamos passando por várias cascatas e pequenas cachoeiras, sempre acompanhado por borboletas de todas as cores e tamanhos.
Durante a trilha, topamos com pedras de todos os tamanhos e tipos, e a mais bonita de todas é o Paredão das Vertentes de 20 metros de altura por onde, como o próprio nome diz, verte água por todos os lados e também encontramos uma pequena gruta, este lugar é usado por nós para a prática do rapel e também para nos refrescarmos numa pequena cascata. Continuando a trilha passamos por mais duas cachoeiras, sendo a última a Cachoeira da Encosta de 18 metros, onde terminamos nossa trilha encontramos uma pequena caverna de 7 metros de profundidade abarrotada de morcegos. Para os mais aventureiros indicamos continuar a subir o rio por onde encontram-se muitas outras cachoeiras.

trilhadosauasiii.jpg

cachoeiradaencosta.jpg

Cachoeira da Toca

parededasvertentes.jpg

Parede das Vertentes