Make your own free website on Tripod.com
Fotos da Trilha
Trilha Pedra do Elefante

Distância de 14 km

Ribeirão do Diamante

Serra do Palho.

Proprietario: Familia Zanata

Pedra do Elefante

A trilha:
Começa com uma visita à Pousada Pedra do Elefante onde é mostrado ao grupo o quanto é aconchegante nossas hospedarias e fazemos uma rápida visita pela fazenda de café. Depois, é feita uma breve palestra, já com a Pedra do Elefante ao Fundo, sobre os pontos principais da trilha. Também falamos sobre a consciência ecológica exemplificando bem a necessidade de preservarmos o patrimônio que a natureza nos dá. Saindo da Pousada, percorre-se uma estrada de terra (6.5km) que nos leva até a fazenda da Família Zanata, onde ficam estacionados os veículos, para finalmente dar início à trilha.
1ª etapa - A primeira etapa caminhamos por uma estrada, onde passaremos pela Pedra da Baleia, Pedra do Disco . É feita uma breve pausa para descanso, na Cachoeira do Escorregador. Mais à frente, reabastecemos nossos cantis, em uma mina dágua. Ainda na primeira etapa, podemos colher mangas e mexericas, goiabas, frutas encontradas no caminho. E finalizando esta parte da trilha paramos na Cachoeira do Descanso.
2ª etapa- A segunda etapa é em meio à mata fechada que contorna toda a cabeça do elefante. A trilha é o corredor de enxurrada das águas que descem do alto da pedra. Aí também encontramos a maioria dos animais citados acima e também passamos pela Cachoeira da Retirada.
3ª etapa- A terceira etapa começa atrás da pedra, por onde subimos em meio a um pasto onde há nascentes de água, tornando o terreno úmido e argiloso. Nesse terreno é comum encontrarmos amoras silvestres, pois o terreno é propício para o cultivo destas.
Vencida essa etapa chegamos ao nosso objetivo 1327 mts. de altura (ao nível do mar). A vista indescritível, a emoção de conhecer um dos cartões postais mais famosos de Andradas já é a recompensa. Depois de um lanche merecido, mostramos ao pessoal as cidades que podemos avistar ao horizonte e ensinamos como se usa uma bússola. Também mostramos onde estamos fazendo as vias de Rappel (120 mts) e de escalada. Aproveitando a vista que é maravilhosa, fazemos uma caminhada pela pedra toda falando um pouquinho mais sobre natureza, mostrando os lírios e orquídeas que crescem pela encosta da pedra e contamos ao grupo a Lenda da Pedra do Elefante.
Terminado o passeio voltamos à casa da Família Zanata onde somos recebidos pela famosa hospitalidade mineira e fazemos um lanche reforçado, oferecido pela família.

cachoeiradodescanso.jpg

Cachoeira do Descanso

Paineira na Pedra.jpg

Paineira em cima da Rocha

Pedra do Disco.jpg

Pedra do Disco

pedra do elefante vista superior

Vista superior da Pedra do Elefante

trilha3.jpg