Make your own free website on Tripod.com

Home

Bóia Cross | Tirolesa | Caving | Trekker Trek | Escalada/Montanhismo | Mountain - Biking | Rapel | Canyoning | Asa Delta | Paragliding | Sobre a Cidade | Trekking / Trilhas | Off-Road
ANDRADAS - Point dos Esportes Radicais
Caving

Morro Preto (PETAR) SP

Trata-se da atividade esportiva ligada às cavernas e pode ser traduzida como exploração de cavernas. Consiste em descer abismos, explorar fendas estreitas, rastejar por condutos apertados e nadar em rios subterrâneos, procurando descobrir novas galerias e salões nas cavernas.

Muito praticada em outros países como França, Itália e Austrália, no Brasil nasceu como um braço da espeleologia.

Poço Encantado (BA)

Caverna é o nome genérico dado a toda cavidade natural, independente de sua morfologia, sendo que permita no mínimo a entrada de um ser humano adulto. Chamamos de gruta toda caverna de desenvolvimento preferencialmente horizontal e superior a 20m e de abismo toda caverna de desenvolvimento preferencialmente vertical, superior a 10m. A espeleologia é pois, a ciência que tem por princípios a procura, exploração, observação e interpretação das cavernas, levando em conta seu processo de formação, seu ambiente e sua relação com o ambiente externo, tendo por objetivo definir critérios para sua preservação e assim, promover o uso racional destas.

Mandamentos das Cavernas

Uma boa exploração de caverna é composta de uma entrada e sobretudo de uma boa saída. Para garantir isto, entidades como a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), elaboraram regras para serem seguidas garantindo a segurança. Além destas convém sempre ouvir o bom senso.

1. Antes de entrar em uma caverna deixe sempre alguém informado do local exato de sua exploração e do dia e hora estimado do regresso.

2. Nunca se aventure sozinho. O número mínimo é de três pessoas. A vantagem de número ímpar é que, em caso de alguém sofrer acidente, uma pessoa poderá atender a vítima enquanto a outra busca socorro.

3. Tenha bom condicionamento físico. Não entre em cavernas estando cansado ou sentindo qualquer tipo de indisposição.

4. Saiba das condições climáticas, evitando as chuvas que podem encher uma caverna em minutos. Assim uma passagem pode ficar alagada impossibilitando a volta.

5. Tenha material adequado e completo e saiba como usá-lo. Dê preferência a praticidade, simplicidade e leveza ao selecioná-lo.

6. Tenha no mínimo três fontes de luz. Lampião a carbureto e lanternas elétricas são adequadas. Mantenha peças de reposição em embalagens hermeticamente fechadas.

7. Carregue um estojo de primeiros socorros.

8. Marque as passagens com sinais bem visíveis, indicando a direção da saída.

9. Utilize sempre cordas de segurança ao descer declives acentuados.

10. Cuidado com trechos que podem não ser praticáveis em sentido inverso, como corredeiras fortes, lugares sujeitos a desmoronamento ou passagens muito estreitas.

11. Não retire as roupas para nadar, pois elas protegem de saliência rochosas.

12. Mantenha uma boa atitude, sobretudo em situações delicadas e de perigo.

13. Não deixe seu lixo nas cavernas e não traga nada além de fotos.

EQUIPAMENTO MÍNIMO

Se você está visitando as cavernas pela primeira vez ou não deseja investir muito em equipamento, você deve levar no mínimo alguns itens fundamentais para sua segurança e conforto.


· Capacete plástico.

Pode ser do tipo utilizado em construção civil. É conveniente que você consiga fazer uma fixação do capacete sob o queixo, para que ele não se desprenda facilmente. O capacete tem como objetivo evitar que você bata a cabeça acidentalmente nas formações no teto da caverna.


· Lanterna.

O ideal é que você consiga mesmo uma lanterna que possa ser fixada ao capacete. Existem algumas lanternas bastante baratas que podem tanto ser utilizadas na mão como fixadas ao capacete por meio de uma cinta de tecido. Se for utilizar uma lanterna de mão, procure ligá-la à sua cintura ou mochila por um cordão, para evitar que a perca em situação de emergência.


· Roupas.

Leve roupas leves, confortáveis e que mantenham-lhe aquecido e seco. Procure utilizar uma calça de agasalho, de material leve e que seque rápido tipo "tactel" (sem forro). Leve também uma camiseta confortável.


· Calçado.

Um tênis velho e confortável é suficiente, porém é preciso que ele tenha um solado anti-derrapante para evitar quedas sobre pedras lisas presentes dentro e fora das cavernas.


· Mochila.

Utilize uma mochila pequena, segura e confortável para levar comida e outros itens descritos ao lado.

espeleologia5.jpg